O que eu aprenderia se pudesse voltar 10 anos no tempo
Todo freelancer que eu conheço começou com o sonho de faturar 10k por mês já nos primeiros meses atuando.
Todo freelancer que eu conheço começou com o sonho de faturar 10k por mês já nos primeiros meses atuando.
Eu mesmo já pensei isso, atender alguns clientes por mês, montar uma carteira recorrente, parece simples, não é?
Na teoria tudo é simples.
O meu maior erro apenas o que era do meu interesse.
- Comunicação? Não
- Vendas? Não
- Marketing? Não
- Programação? Sim
Mas eu esqueci do ponto mais importante - eu poderia ser muito bom tecnicamente - mas se ninguém pagar pelas minhas habilidades, elas não servem para nada. E você sabe o que acontece quando ninguém te paga?
1. Você desiste de ser freelancer
2. Você acaba trabalhando para outras pessoas
Por muito tempo achei que a culpa era de outros freelancers que cobravam menos, dos potenciais clientes que não queria pagar o real valor do trabalho, mas a verdade é uma só.
O sucesso de qualquer freelancer depende da capacidade dele em aprender habilidades que não tem relação com programação/desenvolvimento.
Se eu pudesse voltar no tempo eu teria aprendido sobre WordPress, sobre programação, mas teria focado muito menos nessa área, na verdade teria invertido o processo.
Se eu pudesse voltar no tempo, teria aprendido:
- Marketing
- Vendas
- Persuasão
- Escrita
- Criação de Oferta
Sabe por que eu teria invertido completamente a ordem?
Você precisa de dinheiro para pagar suas contas e sobreviver, todos nós precisamos - e como freelancer, isso significa que é preciso saber mostrar o que você já saber fazer, e ser pago para isso.
Se você não sabe mostrar o valor daquilo que você escolheu fazer - você vai ser ignorado, e não é porque algum outro freelancer cobra menos ou porque o mercado está saturado, e sim:
- Ninguém sabe que você existe
- Ninguém tem tempo para tentar entender o que você faz
- Freelancers com melhores soft skills conseguem comunicar o trabalho que faz e o resultado que gera de uma maneira mais simples.
Utilize as ferramentas e todo o conhecimento na internet hoje para focar em aprender as habilidades que vão além do que é o seu interesse principal - se você não tiver uma visão clara que freelancing não é apenas aprender a programar e esperar um cliente cair do céu, você vai precisar trabalhar e construir a visão de outra pessoa.
Olá, deixe seu comentário para O que eu aprenderia se pudesse voltar 10 anos no tempo